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Como se destacar das outras corretoras através de uma identidade visual?

Como se destacar das outras corretoras através de uma identidade visual?

Normalmente, quando as pessoas pensam em identidade visual, a ideia que vem à cabeça é apenas a construção do logo. Mas é muito mais que isso! A identidade visual de uma empresa envolve todo o conjunto de elementos que a representam visualmente.

A padronização, tipografia e cores presentes no logo, ou em qualquer forma de divulgação do negócio garantem o reconhecimento da empresa. A maneira como esses elementos interagem e os materiais usados para fazer isso abrangem o conceito de identidade visual.

Assim como sua identidade faz de você um indivíduo único, a identidade visual da sua corretora de seguros também pode ser a chave que vai te diferenciar da concorrência.

Para que uma marca de qualidade seja criada, é necessário conhecer a fundo as práticas, valores e ideais do negócio. Transmitir sua personalidade como um todo pode atrair clientes com muito mais facilidade, e também fazê-los lembrar de você em ocasiões diversas.

A identidade visual pode conter diversos elementos como a logomarca, fontes, cores, formas, materiais de divulgação e artes das redes sociais, como a capa do Facebook ou o post do Instagram.

Como atrair mais clientes por meio da identidade visual?

Imagem é tudo. O segredo de grandes corretores está na preocupação não apenas com a parte técnica ou quantidade de conhecimento, mas também com a construção da identidade visual completa, já que é a primeira forma de impacto que o cliente tem com o negócio.  

É necessário criar algum tipo de confiança desde o primeiro momento em que ele tem contato com a corretora. Dessa forma, a probabilidade de ser lembrada acaba sendo alta. Além disso, se o produto ou serviço oferecidos forem igualmente de qualidade, as chances de satisfação e indicação por parte dos clientes também são altas.

Atualmente, existem diversas formas e meios de divulgar uma marca, e é importante lembrar que manter uma padronização de cor, fontes e símbolos é imprescindível em todos os lugares que o logo aparecer. Consequentemente, quanto mais vezes a identidade visual aparecer no dia a dia das pessoas, mais rapidamente elas vão fixar a marca e lembrá-la em ocasiões futuras.

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O que muda quando uma corretora de seguros investe em identidade visual?

A partir do momento em que ocorre um reposicionamento de ideias em relação à importância da identidade visual, a corretora começa a agir em prol da sua própria imagem.

Uma marca forte e atrativa chama a atenção do público com facilidade, público este que muitas vezes toma gosto por ela simplesmente por transmitir sua imagem de maneira impactante e direta.

E não pense que é exclusivo para corretoras grandes! Corretores de todos os portes se beneficiam de uma identidade visual forte para estabelecer a ligação entre o negócio e seu cliente.

Com uma marca bem construída, sua corretora de seguros se destacará entre os concorrentes, podendo fazer com que saia muito na frente nas vendas, pois um novo cliente irá procurar pela marca mais atraente, marcante e que transmita uma boa impressão. Além disso, um outro motivo para criar uma identidade visual, é que ajuda a evitar a comparação com corretoras já conhecidas, e, assim, você conseguirá criar o valor do seu negócio.

Contudo, é preciso ter muito cuidado para não deixar obter um resultado contrário do objetivo esperado. Se sua identidade não for forte, consistente e coesa, dificilmente você estabelecerá uma conexão com o público e poderá transmitir uma primeira impressão ruim.

identidade visual para corretores de seguro

Estrutura de uma identidade visual marcante

Para desenvolver uma identidade visual, é preciso ter um planejamento. Pense em pontos como a sua missão (qual é o seu "por quê?"), seus valores (que crenças impulsionam sua empresa?), a personalidade da sua marca (se a sua marca fosse uma pessoa, que tipo de personalidade ela teria?), seu posicionamento exclusivo (como você se diferencia da concorrência?) e a voz da sua marca (se a sua marca fosse uma pessoa, como ela se comunicaria?).

Depois de descobrir quem você é como marca, é hora de criar a sua identidade e mostrar quem você é para as pessoas que mais importam: seus clientes.

Criar o logo ou redesenhar?

O logotipo é a representação e o reflexo da personalidade de uma empresa. Por isso, o logo da sua corretora de seguros precisa ser bem definido,estruturado e elaborado. No entanto, com o constante processo de mudança de hábitos de consumo e situações do mercado, algumas marcas procuram o redesign de seus logotipos para acompanhar essas mudanças.

Algumas marcas muito conhecidas também fizeram uso da estratégia do redesign do logotipo. Veja alguns casos:

Mongeral Aegon:

Baeta Assessoria:


Como redesenhar o logo sem perder a identidade

Sabemos que o redesign do logotipo é a melhor opção para quem quer se manter no mercado sem sofrer retrocessos, possibilitando que seu público enxergue que a corretora  realmente é moderna e atualizada sobre as mudanças no mundo.

Para isso, é preciso definir o que é necessário manter e o que não é. Quando um logotipo não chama atenção ou não representa sua marca, considere o redesign. Se ele possui alguns elementos icônicos que tornam a marca única, é bom mantê-los. As cores usadas são essenciais para o reconhecimento, tente mantê-las também.

Podemos citar também o exemplo do Clube Vida em Grupo - RJ, cujo logotipo anterior não tinha uma resolução tão boa e, portanto, não ficava tão bom sendo veiculado nas redes sociais. Agora, além da resolução ter sido mudada e melhorada, a mudança de fonte também contribuiu para trazer um pouco mais de modernidade para a marca:


Benefícios de um logo minimalista e limpo

Um dos objetivos mais importantes de um logotipo é o de ajudar os clientes e possíveis clientes a identificar sua corretora. É por isso que os melhores logotipos são simples, minimalistas e memoráveis, capazes de restringir elementos complexos e desnecessários do design, que podem distrair o público e dificultar o reconhecimento da marca e/ou do produto. Ele abrange somente o que for necessário para a marca atingir seu objetivo e atrair seus clientes.

Logo clássico ou logo antiquado?

Algumas corretoras de seguros não julgam necessário mudar o design do logotipo e continuam com o mesmo ao longo do tempo. Esse tipo de ação pode acabar deixando o logotipo desatualizado e antiquado, refletindo nos negócios da marca, pois não seguiu com a linha da mudança no mercado e no consumo do público. No entanto, grandes marcas como Nike, McDonald’s e BMW conseguiram preservar sua identidade com logotipos semelhantes, já que são clássicos e facilmente identificáveis.

Percebeu a importância de ter uma identidade visual bem estruturada e um bom planejamento? Agora que você entendeu, coloque em prática e mostre aos seus clientes quem você é e o que eles podem esperar de você!

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