Como seduzir seu cliente
Como seduzir um cliente?
Hoje não há bem mais escasso no planeta do que a atenção. Então, se você quiser ganhar a atenção do freguês, terá que trabalhar duro para conquistá-la. Mas como se faz isso?
A chave, é tratar cada cliente de maneira diferente.
A maioria dos corretores estão tentando vender pensando assim: “Se eu tratar o cliente da maneira como EU gosto de ser tratado, vou conseguir meu objetivo”. Porém, essa visão é arrogante e equivocada. O que você tem que fazer é tratar o cliente como ELE gostaria de ser tratado. Para isso, é preciso identificar o perfil de comportamento de cada cliente e se adequar às suas necessidades.
Segundo a Matriz dos Perfis de Comportamento, os clientes podem ser classificados em 4 tipos:
Pragmático: quer respostas. Gosta de ir direto ao ponto e detesta qualquer atitude que provoque dispersão. Em geral, tem voz firme e toma decisões rápidas.
Analítico: quer informação. É metódico, gosta de aprender e pesquisar. Costuma ter um tom de voz constante e uma expressão pensativa.
Afável: quer conselhos. Faz avaliações subjetivas, tem apego à tradição, costuma se preocupar com valores sociais. Costuma ser suave nos gestos e na voz.
Expressivo: quer criar um relacionamento. Movido pela intuição, busca popularidade e costuma ser autocentrado. Eloquente, com gestos largos, gosta de conversar sobre vários assuntos.
Há duas maneiras de chegar a esses perfis: reunindo informações sobre o cliente a partir de outras fontes e exercendo o seu poder de observação, de olho na fala e na linguagem corporal do seu interlocutor. Estabelecido o perfil, o vendedor deve adequar sua estratégia ao que o cliente espera.
Não adianta nada falar sobre futebol com o Pragmático, ou então oferecer conselhos ao Analítico. Cada tipo de personalidade tem que ser tratada de acordo com suas peculiaridades. Dessa maneira, você conquistará a sua confiança – e quem sabe até consiga finalizar a venda do seguro.
Conclui-se então que a experiência do consumidor é muito valiosa e por isso é preciso, conhecer seu cliente, o que ele deseja e então planejar cada detalhe para que o contato dele com a corretora seja memorável e crie uma experiência incrível.
Encantar seu cliente será o ponto chave para te ajudar a vender mais, clientes encantados costumam comentar sua experiência e indicar a marca. Aproveite as redes sociais para aumentar suas vendas, os clientes são ótimos promotores de sua marca.
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