Como vender seguros online? Métodos mais eficazes para corretores de seguros
Mais do que antes, a internet está se mostrando uma grande aliada dos corretores de seguros, quando falamos em atendimento e vendas. O que antes era possível apenas através de mala direta e panfletagem se tornou totalmente viável. O cliente não precisa se deslocar para contratar um seguro. Ele faz consultas no Google, recebe cotações por email, avalia o corretor através de depoimentos no site ou redes sociais e, a partir daí, vem a decisão de compra.
Os consumidores chineses, brasileiros e sul-africanos estão prestando mais atenção aos comentários e recomendações postados nas mídias sociais ao tomar suas decisões de compra de seguros
Em um cenário altamente competitivo, com consumidores cada vez mais imersos no universo digital, o corretor de seguros que não utilizar as ferramentas certas para atender esse público, vai ficar para trás.
Neste conteúdo você vai conhecer os canais e as técnicas mais eficazes para o atendimento e venda de seguros online.
Quais são as vantagens de vender seguros pela internet?
A internet permite de uma certa forma, que sua corretora funcione 24h sem você precisar estar lá. Disponibilizar links para cotação, segmentando seu público-alvo, aparecer na hora certa para quem procurar pelo seu serviço, são algumas das vantagens de um posicionamento online bem estruturado.
Claro que tudo funciona em conjunto e é necessário saber o caminho. Se você criar uma página no Facebook para sua corretora de seguros, por exemplo, é importante saber qual é o melhor momento para postar, quais são os formatos que funcionam melhor para cada post, saber planejar um conteúdo, escolher boas imagens, entender o mecanismo dos anúncios impulsionados, e acima de tudo, deixar tudo com a personalidade da corretora. Para cada uma das estratégias para vender seguros online, existe uma prática que deve ser seguida. Vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos.
Redes sociais
Talvez a alternativa mais prática e rápida. É através de um perfil nas redes sociais que o seu cliente vai poder te conhecer melhor.
Veja como é fácil criar uma página no Facebook.
A seção de avaliação da página mostra para os visitantes, os elogios dos clientes mais satisfeitos com a sua corretora de seguros. Isso é ótimo para a prova social, já que, como mencionamos antes, os consumidores levam em consideração os comentários sobre você nas decisões de compra.
Instagram e Facebook são as redes sociais mais populares, mas não basta fazer posts aleatórios sem nenhum sentido. Você precisa conhecer sua audiência e postar conteúdos relevantes, informações pertinentes ao seu serviço e dicas práticas.
Através dos stories, poste o dia a dia da sua corretora. As pessoas precisam ver o “humano” por trás do perfil. Use uma identidade visual nas suas postagens, é o que vai diferenciar você dos outros corretores e provocar lembrança de marca.
Para vender nas redes sociais é necessário investimento e estratégia. Através de campanhas patrocinadas no Facebook você consegue direcionar anúncios de vendas para captar leads, levar pessoas para o seu site, obter mais visualizações de um vídeo, e até seguidores para a sua página. Mas, antes de gastar dinheiro, tenha certeza que seu planejamento está bem estruturado e saiba que as campanhas envolvem testes, erros e acertos.
👉Leia também: 11 dicas práticas para divulgar sua corretora de seguros no Facebook
No mais, ter uma página profissional com conteúdo relevante e avaliações de clientes reais vai colaborar e muito nas suas vendas, quando o fator de decisão para a compra for sua reputação e experiência.
Sites e Landing pages
Os clientes de seguros chineses, brasileiros e britânicos também são os mais interessados em comprar seguros on-line, com 93%, 83% e 81%
Além de ser conveniente e rápido, um site não vai apenas te colocar no Google, é um excelente canal de atendimento também. Você pode disponibilizar links para cotação e ao mesmo tempo, meios para que um lead entre em contato com você através de formulários, WhatsApp e chat. Para vender seguros pela internet você realmente precisa considerar um site para a sua corretora.
Tenha em mente que as pessoas estão pesquisando por seguros, antes de comprar. Se você tem uma chance de aparecer em um resultado de busca, por que ignorar isso?
👉 Veja um passo a passo para cadastrar sua corretora de seguros no Google meu Negócio
O que você precisa saber para começar
O que está em jogo na hora de criar o site é a experiência do usuário e a responsividade.
Um site responsivo é navegável em dispositivos diferentes ( desktop, celular, tablet ); e a experiência do usuário (UX) é o quão fácil e rápido o site é. Se alguém acessar seu site para comprar um seguro online e a página não carregar em até 2 segundos, é muito provável que o usuário deixe a página e não retorne mais.
75% dos compradores online que experienciam algum tipo de congelamento, link quebrado ou página que demora muito para carregar deixam de comprar daquele site.
Ou você considera esses fatores no desenvolvimento do site da sua corretora de seguros, ou vai gastar dinheiro em vão. Na segbox criamos sites responsivos de acordo com os requisitos do Google para bom ranqueamento. Saiba mais
O que são Landing Pages?
Uma alternativa aos sites para vender seguro pela internet, é a criação de landing pages.
Uma landing é uma página especial para captar leads ou realizar vendas diretas, sem distrações. São muito utilizadas em campanhas no google ads, onde o corretor precisa vender um seguro específico. Criamos landing pages para nossos clientes dos planos de Marketing Digital com resultados de conversão excelentes.
Usando email para converter leads
Se você faz todo um esforço para conseguir leads, é mais do que plausível estar preparado para lidar com ele na hora da verdade. Caso contrário, todo o seu esforço terá sido em vão.
É importante lembrar que o lead ainda não é um cliente, é um potencial cliente. Isso quer dizer que ele tem interesse em comprar o seguro, mas pode não estar preparado para isso ainda. Alguns fatores decisivos: sua rapidez em atendê-lo de forma personalizada e o preço ( e aqui é bem importante você saber entregar valor, veja um artigo sobre isso ).
E mesmo assim, ele pode querer “um tempo para pensar”. O que você faz nesse momento? Joga o contato fora? Não. Você vai nutrir esse lead. Afinal, embora ele ainda não tenha comprado, ele te conhece e te deu permissão de entrar em contato com ele.
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Qual era o interesse inicial? Comprar um seguro auto? Comece enviando informações importantes sobre o assunto. Ele vai querer receber dicas de um especialista no assunto. Informe sobre como economizar gasolina, envie alertas sobre leis e multas de trânsito, eventualmente, evidencie um benefício do seguro auto, como a assistência 24h, etc.
Mantenha um relacionamento com esse lead até que ele esteja pronto para comprar de você. Só não encha a caixa de email dele de SPAM, porque aí ao invés de criar relacionamento, você vai ser penalizado. Criamos um ebook com as melhores práticas de email marketing, você pode baixar gratuitamente acessando este link.
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